Posso molhar grama sintética?

Posso molhar grama sintética? | Muitas pessoas possuem receio de comprar a grama sintética, pois não sabem se a água pode estragá-la ou não.

Ou seja, muita gente deixa de comprar esse produto, pois tem medo dele ser estragado pela chuva. Se você é uma dessas pessoas, não fique preocupado, pois este texto irá te ajudar. Leia este conteúdo do nosso site e saiba se molhar a grama sintética é prejudicial ou não.

Após molhar grama sintética, ela consegue absorver água?

Primeiramente, é preciso explicar qual o principal motivo para alguém investir em grama sintética: ela é resistente às mudanças climáticas.

Dessa forma, ela pode ser utilizada em ambientes externos, tanto no sol quanto na chuva, sem nenhum problema.

Em resumo, você pode molhar a grama sintética tranquilamente. Aliás, é preciso utilizar água para fazer a manutenção desse produto.

Outra dúvida comum sobre a grama sintética é sobre a sua capacidade de absorver água. Nesse caso, é preciso analisar qual foi o piso em que a grama foi instalada.

Como a grama sintética é permeável, ela não retém o escoamento da água.

Por conta disso, é necessário ter atenção com o piso, pois é nele que o líquido será conduzido. Se o local não tiver um declive para escoamento, a grama vai demorar mais tempo para secar.

Entretanto, isso não significa que a grama vai estragar, pois ela foi pensada justamente para situações como essa.

Se o seu piso não tiver um bom escoamento ou até mesmo algum desnível, é interessante remover o excesso de água. Isso pode ser feito com um rodo macio ou de espuma, depois disso, basta usar um pano seco para finalizar.

Caso o piso esteja com acúmulo de poças, o ideal é fazer algumas perfurações na manta da grama sintética. Esses furos devem ficar acima da região do ralo, pois isso fará a água ser drenada com maior facilidade.

Obviamente, os furos só trarão resultado se o ralo estiver abaixo do local empoçado.

É possível drenar grama sintética?

Depois de molhada, a grama sintética costuma secar rapidamente, pois ela é feita depolietileno e polipropileno. Como foi dito anteriormente, a grama sintética não retém água.

Dessa forma, ela conduz o líquido para o mesmo local onde ele já costuma ir.

Em resumo, a grama sintética não é impermeável e nem pode ser drenada. Ou seja, quando um líquido cai sobre a grama sintética, ele fica sobre a base do revestimento.

A manta da grama sintética possui pequenos furos que possibilitam a passagem do líquido. Contudo, como esses furos são minúsculos, eles não são suficientes para fazer uma drenagem.

Caimento do piso

Para evitar problemas com acúmulo de água, é preciso ficar atento ao desnível do piso. Todo piso deve ter um caimento de 1% para o local de escoamento da água. É necessário estar atento a isso, pois a manta de grama sintética acompanha o caimento do solo.

Ou seja, o caimento que o piso tiver, a grama sintética também vai ter. Dessa forma, se a água já faz um determinado percurso antes do gramado sintético, ela fará o mesmo após a instalação do revestimento.

Por conta disso, se o piso costuma formar poças sem a grama, continuará formando após a instalação do gramado sintético.

Para resolver isso, é importante restaurar o piso antes de molhar grama sintética. Assim, o solo terá o caimento correto e evitará acúmulos de poças na grama sintética. Em todo, caso busque sempre uma empresa especializada para o melhor aconselhamento quanto à qualidade da grama.