O que são óleos essenciais?

O que são óleos essenciais? | Também conhecidos como óleos voláteis, os óleos essenciais são líquidos hidrófobos que contêm substâncias químicas obtidas através das plantas.

Além do nome citado, os óleos essenciais também são chamados de óleos etéreos ou simplesmente pelo nome da planta de onde foram extraídos, por exemplo, o óleo de lavanda.

Ao longo deste artigo do Disck Negócios, você entenderá o que são óleos essenciais e qual é a serventia deles.

O que são óleos essenciais?

No contexto dos óleos voláteis, o termo “essencial” não faz referência a uma coisa indispensável para o ser humano. Na verdade, esse termo se refere a uma fragrância característica.

Explicando de um modo simples, o termo “essencial” se refere aos líquidos que são extraídos de uma determinada planta.

Modo de Extração

Normalmente, o método mais utilizado para extrair os óleos essenciais das plantas é o da destilação, especialmente a destilação a vapor. Ademais, também é possível extrair esses óleos utilizando a compressão, a extração por solvente ou a resinagem.

Os óleos essenciais são muito utilizados na fabricação de cosméticos, sabonetes, perfumes, entre outras coisas.

Além disso, esses produtos também são muito usados para a fabricação de incenso e para a fabricação de produtos de limpeza doméstica.

Os óleos essenciais também são muito utilizados na aromaterapia, um processo medicinal alternativo que usa compostos aromáticos para amenizar ou até mesmo curar doenças.

Apesar da aromaterapia levar uma pessoa ao relaxamento, ainda não há evidências científicas que esse processo realmente cure qualquer tipo de enfermidade. Contudo, esse processo costuma ser muito estudado pelos cientistas.

Como são muito concentrados, os óleos essenciais podem causar algumas reações alérgicas, especialmente nas crianças. Por conta disso, esse produto só deve ser utilizado sob a orientação de um médico ou de um aromaterapeuta.

Nos parágrafos abaixo, conheça alguns exemplos de óleos essenciais.

Óleo essencial de alecrim

Esse óleo tem propriedades que melhoram a concentração e a memória. Além disso, ele também possui uma função analgésica, expectorante, bactericida e estimulante.

Essa substância também é ótima para quem sofre com cansaço muscular ou reumatismo.

O óleo de alecrim é excelente para combater a depressão e a tristeza prolongada. Para os adeptos do veganismo, esse óleo também se mostra uma excelente opção, pois ele nunca foi testado em animais.

A extração do óleo de alecrim é feita por meio da planta Rosmarinusofficinalis, cuja origem é do Mediterrâneo.

Óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja tem ação digestiva, antisséptica, antiespasmódica e antidepressiva. Além disso, ele também é muito útil no combate a insônia, indigestão, enjoo, gastrite e falta de apetite.

Extraído por meio da casca da Citrus aurantium, o óleo de laranja é oriundo do Mediterrâneo, de Israel, da América do Sul e da Califórnia. Esse óleo costuma ser extraído por meio da prensagem a frio.

Óleo essencial de lavanda

Devido a sua versatilidade, o óleo essencial de lavanda é muito requisitado na aromaterapia. Esse óleo tem efeito anti-inflamatório, analgésico, bactericida, sedativo, fungicida, tonificante e relaxante.

Contanto que tenha uma dosagem reduzida, esse é um dos poucos óleos essenciais que pode ser utilizado em crianças.

Extraído da planta Lavandula angustifólia, o óleo essencial de lavanda é oriundo da Pérsia e do Mediterrâneo. Esse óleo costuma ser extraído por meio da destilação a vapor.