Como criar uma Landing Page que converte

Landing Page que converte

Landing Page que converte

Dentro da estratégia de inbound marketing, uma das principais ferramentas aplicadas para a captação e conversão de leads, como são chamados os potenciais clientes, está a criação de landing page que converte de maneira apropriada e com destinação certeira.

A principal característica associada à landing page que converte é que ela conta com elementos associados aos sites corporativos e empresariais. 

A definição exata está na atenção proposta aos usuários de internet, para que possam disponibilizar dados ou serem direcionados para que a conversão seja feita por meio de um formulário, ou então com a aplicação do CTA (Call To Action) bem definido.,

Relacionados

A ideia principal, enfim, é converter os leads dentro do marketing de atração, como também é conhecido o inbound marketing. 

No entanto, é possível aplicar landing page que converte analisando outros aspectos que são empregados em diferentes estratégias do Marketing Digital, como pode-se entender a seguir.

Estratégia de marketing com anúncio pago

Um dos modelos de landing page para converter é apresentado como TYP (Thank You Pages), com um destino apropriado após a ação do lead, ou mesmo quando este formaliza um pedido, sendo indicado, então, como cliente.

Esse modelo de landing page é apresentado como uma confirmação da ação proposta pelo internauta, o que pode contribuir, de forma significativa, sobre a experiência do usuário em relação à empresa. 

Dessa forma, é possível apresentar outras ofertas ou promoções que estão relacionadas, como uma complementação sobre o produto vendido, ou mesmo a aplicação de upselling sobre o bem de consumo adquirido.

É possível, ainda, registrar a conversão proposta pela landing page por meio de plataformas cujo objetivo está relacionado à publicidade digital, como anunciar no Google Ads, ou mesmo na análise sobre pesquisas realizadas pelo lead.

Sendo assim, é possível entender que a landing page para converter pode indicar os próximos passos, ou então abrir caminho para novos conteúdos, ou mesmo atendimento ao setor de pós-venda.

Tudo isso para oferecer ao cliente a melhor experiência possível sobre a jornada de compra proposta dentro do inbound marketing, que trata de:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Retenção.

O que leva a outro modelo de landing page, que é observado sob o aspecto das plataformas digitais voltadas para as redes sociais. 

Landing page que converte aplicada à rede social

A presença maciça de grande parte de internautas nas redes sociais proporciona às empresas a possibilidade de aplicar uma landing page que converte em forma de formulário dentro de redes sociais ou mesmo junto à publicidade online, como Instagram Ads.

O login utilizado dentro das redes sociais permite o acesso aos mais diferentes dados, complementando as landing pages de conversão de forma automatizada. 

Isso facilita aos usuários a inscrição em sites especializados, estando dentro de um contexto amplo sobre o que tem interesse.

Conforme a aplicação de landing pages nas redes sociais, é preciso chamar a atenção de alguma maneira, e isso pode ser proposto de diferentes formas, como:

  • E-books gratuitos;
  • Facilitador de acesso;
  • Oferta de materiais exclusivos;
  • Participação imediata em promoções.

As landing pages aplicadas nas redes sociais possuem a mesma função quando estão estabelecidas em um blog empresarial, um site corporativo ou uma loja virtual. 

Sendo assim, é importante compreender como funciona o Facebook Ads e como isso pode atrair os leads para as páginas corretas e que se encaixam dentro das estratégias propostas pelo inbound marketing, de uma maneira geral. 

Por isso é preciso compreender que as landing pages para converter servem para a captação de informações e dados de maneira correta e totalmente clara. Afinal, ela será direcionada para atender o próprio público consumidor.

Perguntas certas para garantir captura de dados 

As landing pages podem ser utilizadas até mesmo para a aplicação de SEO (Search Engine Optimization), ajudando no posicionamento em uma plataforma de buscas e utilizando a otimização do motor de busca com palavras-chave essenciais.

Para isso acontecer de maneira correta é preciso fazer as perguntas certas, além do trivial nome, endereço, e-mail e telefone para contato. 

Basta utilizar palavras-chave principais, somadas à construção de uma meta description que possa servir ao SEO, dentro de uma landing page mais robusta e atraente. 

Outros dois cuidados que devem ser tomados estão, primeiro, na inserção de imagens dentro da landing page. Entretanto, é preciso levar em consideração que a figura esteja inserida dentro da proposta da empresa.

O segundo cuidado está relacionado à aplicação do layout da landing page para converter dentro do aspecto de ajuste a mobiles, como celulares smartphones e tablets. 

Isso posto, vale finalizar reforçando que um formulário desenvolvido como landing page deve ser organizado e garantir um retorno aos leads, como materiais mais densos e de desejo dessa audiência. 

Dessa forma, a conversão se torna mais eficiente, e garante maior tráfego nos sites e nas lojas virtuais. Ou qualquer que seja a plataforma digital mais indicada para o empreendimento.