20 fatos interessantes sobre o Papa Francisco

O Papa é talvez uma das figuras mais conhecidas do mundo, e como líder da Igreja Católica, ele é o epítome da bondade e da santidade.

Não sabíamos muito sobre o Papa Bento XVI, nem sobre os Papas anteriores.  A maioria de nós conhece o Papa Francisco como o cara que viaja em um carro à prova de balas, aperta mãos, e abençoa membros do público à medida que vai, mas há mais nele do que parece.

 

20 fatos interessantes sobre o Papa Francisco

  1. O Papa Francisco tem 85 anos. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936.
  2. Ele nasceu em Bueno Aires (Argentina).
  3. Tornou-se padre pela primeira vez em 1969, mas não se tornou Papa até 2013.
  4. Nenhum outro Papa na história católica recebeu o nome de Francisco, e ele também é o primeiro jesuíta a ser eleito papa.
  5. O mundo o conhece como Francisco, mas seu nome verdadeiro é Jorge Mario Bergoglio. Ele escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, um frade católico nascido na Itália do século XII.
  6. Em seus dias como pré-padre, o Papa Francisco costumava gostar de dançar tango com sua então namorada.
  7. Enquanto alguns podem pensar que ele estudou Teologia, o Papa Francisco na verdade estudou para um mestrado em Química e costumava ensinar a matéria em escolas secundárias.
  8. De volta a Buenos Aires, ele trabalhava como segurança em um bar – muito longe do Vaticano!
  9. Na época de sua eleição, os profissionais médicos estavam preocupados com a saúde do Papa Francisco. O pulmão ausente que causou a preocupação foi removido muito tempo atrás quando ele era um adolescente, mas ele está muito bem de saúde agora.
  10. Sua Santidade não é de se sentar e esperar ser servido, escolhendo sim cozinhar suas próprias refeições. Ele é um grande fã de culinária, e há rumores de que um de seus pratos especiais é paella.
  11. O Papa Francisco certamente não é novo no mundo papal. Quando o Papa Bento XVI ganhou a eleição em 2005, o Papa Francisco foi vice-campeão.
  12. Por mais amoroso e carinhoso que pareça, não temos certeza sobre sua posição sobre a questão do casamento gay. Em 2001, ele visitou pacientes com AIDS, até mesmo lavando e beijando seus pés. No entanto, ele declarou abertamente que o casamento gay não está incluído no “plano de Deus” e causou um pouco de alvoroço em 2015, quando ele supostamente teve um encontro secreto com Kim Davis, um funcionário do Kentucky que foi preso por se recusar a casar casais do mesmo sexo.
  13. O Papa Francisco gosta de acompanhar o mundo moderno, e tweeta para mais de 7 milhões de seguidores no Twitter regularmente. Para os fãs de Francisco por aí, você pode segui-lo em @Pontifex e receber suas palavras de sabedoria em sua página inicial do Twitter.
  14. O líder papal fala fluentemente espanhol, italiano e latim, e também não tem muita dificuldade com inglês, alemão, ucraniano, francês e português. Um homem de muitos talentos (ou devemos dizer línguas?)!
  15. Papa Francisco não diria não a um jogo de futebol, já que ele é um grande fã do esporte. Ele ainda apoia o time de futebol do San Lorenzo de sua cidade natal na Argentina. Ele também tem sido presenteado com muitas camisas de futebol, e agora tem uma grande coleção.
  16. A Bíblia não é o único livro que ele gosta de se aprofundar. Na verdade, ele leu O Senhor dos Anéis e vários outros livros de J. R. R. Tolkien.
  17. Atualmente é cidadão de três países diferentes: Argentina, Itália e Vaticano.
  18. Em vez de se deliciar com sua nova fama como líder da Igreja Católica, o Papa Francisco decidiu viver em uma pequena casa de hóspedes no Vaticano, em vez dos apartamentos tradicionais em que os líderes anteriores residiam.
  19. Em 2013, no mesmo ano em que foi eleito Papa, foi nomeado “Pessoa do Ano” da Time. Ele foi escolhido para este título por causa da influência que ele já tinha tido no curto espaço de tempo como líder.
  20. O Papa Francisco recebeu muitos presentes extravagantes ao longo dos anos, e um deles foi uma motocicleta Harley-Davidson. No entanto, em vez de mantê-la para seu próprio prazer e aventuras, ele vendeu-a e usou o dinheiro para beneficiar os sem-teto.