Quais são os Benefícios da Arteterapia?

Quais são os Benefícios da Arteterapia

Quais são os Benefícios da Arteterapia? | A arte – não importa se você escolhe criá-la você mesmo ou simplesmente observá-la e apreciá-la – é uma atividade relaxante e inspiradora para muitas pessoas. Entretanto, os benefícios particulares da expressão educacional e artística vão muito além do relaxamento e do prazer.

Estudos sugerem que a terapia artística pode ser muito valiosa no tratamento de questões como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e até mesmo algumas fobias. É uma ótima maneira de expressar suas emoções sem palavras, processar sentimentos complexos e encontrar alívio. Neste artigo do Disck Negócios, vamos analisar mais de perto a terapia artística e discutir seus benefícios para a saúde mental.

O que é arteterapia?

A arteterapia pode ser definida de muitas maneiras, mas a maneira mais simples de defini-la é uma aplicação das artes visuais em um contexto terapêutico. Você não precisa necessariamente consultar um terapeuta para poder experimentar alguns dos benefícios terapêuticos da expressão artística.

Há muitas atividades simples que você pode experimentar no conforto de sua casa, tais como jornalismo artístico, esboçar, fazer colagens, colorir desenhos, esculpir com barro, etc. Não importa a mídia que você escolher. A única coisa que importa é que você se sinta confortável em usá-la.

Entretanto, trabalhar com um terapeuta licenciado também tem suas vantagens porque um profissional pode adaptar cada atividade às suas próprias necessidades. Se as atividades são feitas em grupo, elas são excelentes para construir conexões saudáveis com outras pessoas, o que pode ser muito útil se você estiver combatendo a depressão.

O mais importante é que você só deve tentar a terapia artística se você a quiser. Expressar-se através da arte pode ser revelador e às vezes igualmente doloroso como falar. Portanto, se você ainda não se sente pronto para tentar, tudo bem.

Quem deve experimentar a Arteterapia?

Qualquer pessoa que se sinta sobrecarregada ou pressionada pelo mundo agitado em que vivemos deve experimentar a terapia da arte. Criar arte lhe dará a chance de desacelerar e explorar quaisquer problemas que você possa estar tendo.

A arteterapia melhora a saúde mental de pessoas que estão lidando com vícios, ansiedade, distúrbios de atenção, dor e perda, demência, depressão, distúrbios alimentares, doenças físicas, TEPT, traumas, problemas de relacionamento e muito mais.

Como o foco é o processo e não o produto final, a arteterapia não se trata de se tornar um grande artista, mas de encontrar um sentido e uma conexão em sua vida. Tudo o que você precisa para isso é uma vontade de experimentar.

Quais são os Benefícios da Arteterapia?

arteterapia
Quais são os Benefícios da Arteterapia

A arteterapia pode ser usada como um complemento ao tratamento tradicional da saúde mental. O objetivo é administrar comportamentos, processar sentimentos, reduzir o estresse e a ansiedade, e aumentar a autoestima.

  • Auto-descoberta: Criar arte pode ajudá-lo a reconhecer e reconhecer os sentimentos que têm estado à espreita em seu subconsciente.
  • Autoestima: O processo lhe dará um sentimento de autorrealização que pode ser muito valioso para melhorar sua confiança.
  • Libertação emocional: O maior benefício da terapia da arte é dar-lhe uma saída saudável para expressar e deixar ir todos os seus sentimentos e medos. Emoções complexas tais como tristeza ou raiva às vezes não podem ser expressas com palavras. Quando você é incapaz de se expressar, mas deseja a liberação emocional, fazer arte pode ajudá-lo a fazê-lo.
    Alívio do estresse: Combater a ansiedade, depressão ou trauma emocional pode ser muito estressante para você tanto mental quanto fisicamente. Criar arte pode ser usado para aliviar o estresse e relaxar sua mente e seu corpo.

É muito importante saber que você não precisa ser um artista talentoso para experimentar a terapia artística. Os seres humanos são inatamente criativos, e tudo o que você precisa fazer para completar uma atividade de arteterapia com sucesso é, para ser honesto consigo mesmo e com suas emoções. Uma vez que você liberar sua criatividade, seu artista interior despertará rapidamente.

Estudos também mostram que criar arte estimula a liberação de dopamina. Esta substância química é liberada quando fazemos algo agradável, e basicamente nos faz sentir mais felizes. O aumento dos níveis deste neurotransmissor de bem-estar pode ser muito útil se você estiver lutando contra a ansiedade ou depressão.

Profissionais e especialistas em saúde mental concordam que a terapia artística tem muitos benefícios, desde aumentar sua autoestima e proporcionar-lhe uma saída segura para aliviar suas emoções, até dar-lhe uma sensação de controle sobre sua vida e ajudá-lo a se conhecer e entender melhor.

Durante o processo de criação da arte, você estará se levando em uma jornada de autodescoberta que o ajudará a eliminar bloqueios emocionais, e aprenderá como se comunicar consigo mesmo e com os outros. Agora que você sabe quais são os benefícios da arteterapia, deixe seu comentário!

Fonte: Como Desenhar Bem Feito