Âmbar: tudo o que você precisa saber!

Você provavelmente já ouviu falar do âmbar mais de uma vez, mas você sabe de onde ele realmente vem e por que ele vem em diferentes cores, formas e variedades? Vale a pena conhecer essa pedra maravilhosa e seu valor!

 

Vamos começar do começo! O âmbar é uma resina fóssil dura originada de coníferas. Curiosamente, a pedra ambar existe desde o início da vida humana no globo. Ele foi extremamente popular em toda a Europa.

 

Na Grécia e Roma antigas, o âmbar era queimado para obter uma fragrância delicada e atraente. Atualmente, é produzido incenso de âmbar, que tem um efeito positivo na estrutura iônica do ar.

 

Eles removem a fadiga e aumentam a imunidade do sistema nervoso, repelem os mosquitos e produzem um aroma âmbar muito agradável no ambiente. Os antigos gregos e romanos o usavam para preparar remédios e decorar jóias femininas.

Composição e Propriedades

Até hoje, é um símbolo de otimismo e do começo. Foi valorizado por suas notáveis ​​propriedades curativas. Ainda é considerado um dos melhores medicamentos para reumatismo e asma.

 

Os resultados da pesquisa mostraram que contém muitos microelementos valiosos – silício, magnésio, ferro, cálcio, potássio, compostos orgânicos combinados com iodo, substâncias voláteis, ácidos resínicos e muitos outros.

 

Muitos acreditam que ajuda a restaurar o equilíbrio mental, o bem-estar e também ajuda a combater o estresse, insônia e,quando usado como colar de ambar para ansiedade, ele ajuda com essa doença também.

O âmbar emite íons negativos, o que significa que é um ionizador de ar natural. Atualmente, muitas cidades estão lutando com o ar poluído, em que predominam íons positivos. A predominância de íons positivos também pode ser encontrada em apartamentos, através de redes de alta tensão, eletrodomésticos, dispositivos de aquecimento, etc

 

A presença de íons positivos pode causar tonturas, enxaquecas, mal-estar, etc. Para manter a saúde e o bom humor, a proporção de íons positivos para negativos deve ser de 5 a 4.

 

Para estar em contato com íons negativos, vale a pena comprar âmbares naturais e colocá-los em casa, principalmente perto de locais que geram ionização positiva, por exemplo, perto de um computador, TV, microondas ou máquina de lavar.

 

Os íons negativos secretados pelo âmbar aumentam o fluxo de oxigênio para o cérebro e o sangue, o que leva ao aumento da energia, melhora do bem-estar e da concentração.

 

Também tem um efeito de limpeza no corpo, contaminado com toxinas. Atualmente, é usado na prevenção da oncologia, para inibir o crescimento de vários tipos de câncer.

Tratamentos

Ele é avidamente utilizado especialmente pelas mulheres como o principal componente dos tratamentos corporais em salões de beleza e salas de SPA. Estes tratamentos têm muitas vantagens – nutrem, suavizam e regeneram a pele, além de conferir brilho, aparência jovem e elasticidade.

 

Além disso, eles relaxam os músculos, tudo graças ao ácido succínico, que possui grandes propriedades curativas. Ele estimula o sistema nervoso, tem um efeito positivo no funcionamento dos rins e intestinos e também possui propriedades anti-inflamatórias.

Medicamentos Âmbar

Tintura de Âmbar

O principal medicamento com âmbar são as tinturas de âmbar, recomendadas para pessoas que lutam com resfriados, dores de garganta, fraqueza e baixa imunidade. A tintura de âmbar também pode ser usada nas partes externas do corpo, por exemplo, nas têmporas. Alivia a dor e melhora o seu bem-estar.

 

Para preparar esse tipo de tintura, despeje 0,5l de álcool em 50g de migalhas de âmbar e deixe em um local escuro por 2 semanas. Após esse tempo, você pode bebê-lo, adicioná-lo ao banho ou esfregá-lo no local da dor.

Pomada de âmbar

Atualmente você também pode encontrar pomada de âmbar em farmácias e lojas de ervas. O âmbar contém compostos do grupo de terpenos que têm um efeito de aquecimento e muitas propriedades curativas. Em primeiro lugar, melhora o fornecimento de sangue à pele e tem um efeito relaxante nos músculos.

 

A pomada também melhora a condição da pele, pois tem propriedades hidratantes e protetoras. Cria uma barreira protetora e protege a pele do ressecamento, além de hidratar, suavizar e tonificar adequadamente.

Jóias de Âmbar

Atualmente, é usado principalmente em joalheria, graças aos seus altos valores estéticos e ao valor que carrega. Os fabricantes de jóias de âmbar geralmente a combinam com prata, às vezes também com ouro.

 

É mais utilizado para a produção de colares, brincos, pingentes, anéis e pulseiras. Esses ornamentos são facilmente encontrados na Polônia e, o que é importante, são baratos.

 

Eles estão disponíveis em várias cores, tamanhos e formas. A grande vantagem das jóias de âmbar é sua versatilidade e atemporalidade. As decorações de âmbar são perfeitas para estilizações elegantes e cotidianas.

 

Eles são uma ótima solução para qualquer ocasião. Pode ser combinado com ousadia com muitas cores, padrões, metais – ouro e prata e, o mais importante, nunca sai de moda. Por algum tempo, strass e cristais de várias cores dominaram a moda. 

 

Recentemente, as jóias de âmbar tornaram-se moda e valiosas novamente. É um ótimo complemento para vários tipos de estilo: boho, vintage, mas também uma adição sutil às roupas tradicionais.

Cuidados com as Jóias

As jóias de âmbar devem ser cuidadas adequadamente. Em primeiro lugar, vale a pena limpá-lo regularmente (seco ou molhado). No entanto, lembre-se de não usar água quente. Recomenda-se adicionar álcool ou sabão à água.

 

Também deve ser protegido contra o contato com perfumes, cosméticos e outros produtos químicos. Não deve ser exposto ao sol.