Com os objetivos SMART, você torna suas ambições e ideias concretas. Desta forma, você sabe exatamente o que deseja alcançar e alcançará os resultados mais rapidamente. Como você aplica o princípio SMART como um empreendedor inicial? Continue lendo esse artigo que iremos te ajudar. 

O que é uma meta SMART?

Um objetivo SMART não é vago mas concreto e voltado para a ação, e também pode verificar facilmente se você está no caminho certo. 

 

1. Específica

Torne o objetivo o mais específico possível. Você pode ter  ideias ou objetivos que parecem interessantes, mas que na prática acabam sendo diferentes. Um exemplo:  Uma marca de sapatos femininos pode melhorar a amizade com o cliente gerando valor de marca.

 

Como um empreendedor inicial, metas muito rasas são uma armadilha. Qual resultado você deseja alcançar agora? Como é isso? Use essas questões para seu objetivo específico: 

  • O que exatamente você deseja alcançar?
  • Quem está envolvido ou quem você envolve?
  • Onde você vai fazer isso? 
  • Com o que você deseja alcançá-lo? 
  • Quando isso vai acontecer ou quando você vai começar?
  • Quais partes dos objetivos são importantes?
  • Por que você deseja atingir esse objetivo? 

 

Se você responder a essas perguntas por si mesmo, a meta se tornará automaticamente muito mais concreta. Além disso, também deixa claro como você deve abordá-lo. Quanto mais concreto for o objetivo que você criou, mais fácil e clara será a realização da tarefa. 

 

2. Mensurável

Com o método SMART, você torna os objetivos mensuráveis. Portanto, você os descreve incluindo números. 

 

Para tornar as metas mensuráveis, você precisa ter dados disponíveis. Frequentemente, você tem que fazer uma medida. Como estão as coisas agora? Após passar  um tempo, faça essa medida novamente. Você também pode medir algo como a “amizade” com o cliente. Envie um e-mail após cada compra perguntando o quão satisfeito ele está.

3. Atingível

Você deve considerar o próprio objetivo SMART atingível. Você mesmo acha que não é totalmente viável ou dúvida que faça sentido? Sua meta precisa ser atingível, senão você pode estar pensando voar nas nuvens sem o equipamento necessário.  

Apropriado e ambicioso

O A de Atingível também às vezes é substituído por Apropriado. Isso significa quem deve executar as tarefas para atingir a meta. O A de Ambicioso também é usado, porque o objetivo deve mostrar alguma ambição. 

4. Relevante

O objetivo deve ser alcançável. Você precisa nomear uma meta  que seja aceitável e que não se revelará mirabolante mais tarde.

 

Com uma meta viável e ambiciosa você estimula a si mesmo e às outras partes a tirar o máximo dela e se orgulhar do resultado alcançado. É por isso que o R de Realístico também foi substituído por Relevante. 

5. Determine um tempo

Esta parte do objetivo está sempre ligada a um período de tempo. Você tem um ponto inicial e um ponto final. Quando você começa com a meta e quando  coloca o ponto final para ser atingida?

  • O tempo pode ser de um ano: o lucro deve ser 10% maior do que no ano passado
  • Pode ser um mês: mais visitantes ao meu site do que no mês passado.

 

Além disso, torne esses dados o mais específicos possível. Verifique regularmente se você está no caminho certo. É melhor ou pior do que você pensava? Ajuste sua meta se necessário.

Objetivo SMART: um exemplo

Um exemplo: você deseja obter mais lucro

  • Específica: Números concretos, período e porcentagens. Por exemplo: (R$  110.000 em vez de R$ 100.000). 
  • Mensurável: O ponto de partida é conhecido: o faturamento de 2022 (R$ 100.000).
  • Atingível: Você pode ver que pode conseguir isso. E você tem ambição suficiente para ir em frente.
  • Relevante: O objetivo parece alcançável para você e você pode provar isso. Por exemplo, as expectativas econômicas também são boas e você obteve um crescimento de 8% neste ano. 
  • Tempo: Se está considerando um ano, então compare seu faturamento de 1º de janeiro com o de 1º de janeiro um ano depois. 

 

Se você ambiciona seu volume de negócios, é relativamente fácil formular um objetivo SMART. E quanto a metas menos reais? Por exemplo, se você deseja que os clientes associem sua marca a um determinado valor. Faça uma análise SWOT juntamente com o SMART.

SWOT e SMART para o seu plano de marketing

Objetivos SMART A análise SWOT são termos que costumam ouvir juntos. Principalmente se você fizer um plano de marketing https://labgrowth.com.br/para o seu plano. Uma  análise SWOT ou FOFA significa que você mapeia  pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. 

 

Você então conhece seus pontos fortes e fracos e onde estão as oportunidades e ameaças. Isso ajuda a tornar seu objetivo realmente SMART. Seu objetivo se conecta perfeitamente com sua empresa.