Campanha eleitoral Google ADS - o que fazer e não fazer

Falar em campanha eleitoral Google Ads significa falar sobre um dos principais recursos utilizados nesse período para atingir novas pessoas e divulgar projetos. Mas, é preciso estar atento as regras para não ocorrer punições perante a plataforma ou até mesmo a Justiça Eleitoral.

Por isso, vamos abordar a verificação de propaganda eleitoral no Brasil do Google Ads, o que fazer nas campanhas eleitorais e, claro, o que deve ser evitado de qualquer maneira. Aproveite!

O que é a verificação de propaganda eleitoral do Google?

Essa verificação é um requisito do Google Ads para que as propagandas eleitorais sejam veiculadas de maneira segura e ética. São realizadas etapas como verificação de identidade, adição de rótulos de quem pagou os anúncios, entre outros.

É a partir desse momento que sua conta de anúncios estará apta a veicular anúncios e garantir ao público que está seguindo as regras. Se tiver alguma dificuldade, contratar uma agência de marketing político pode ser a solução mais assertiva para a emissão do certificado e implementação das campanhas!

Veja a seguir, de forma geral, o que fazer ou não nas campanhas eleitorais no Google.

O que fazer em uma campanha eleitoral no Google Ads?

O mais importante de tudo é seguir as regras. Todos os anúncios devem seguir as diretrizes do Google e contar com uma agência de marketing político para isso é uma forma inteligente de não ter que se preocupar com mais uma questão tão importante.

Além disso, ter um objetivo claro, uma boa segmentação e acompanhar principalmente as métricas são ações recomendadas para qualquer campanha.

E o que não fazer?

Deve-se evitar utilizar informações falsas, enganosas ou difamatórias em seus anúncios, pois isso pode resultar em penalidades e danos à reputação do candidato.

Nesse mesmo sentido, utilizar conteúdo proibido pelo Google ADS, assim como dispor de práticas enganosas ou do uso inadequado de informações pessoais e outras diretrizes estabelecidas pela plataforma também podem trazer penalizações grave.

Outro ponto importante é em relação à segmentação. Não se deve direcionar seus anúncios para grupos específicos com base em características sensíveis, como raça, religião, orientação política, saúde ou orientação sexual, para evitar discriminação ou preconceito.

Por fim, forneça de forma transparente suas informações, como filiação, partido, etc. Ao seguir essas diretrizes, a campanha será eficaz e ética e principalmente, estará segundo as políticas do Google Ads e as leis eleitorais aplicáveis.