7 Dicas para economizar dinheiro

Neste artigo queremos lhe mostrar sobre como aprender a economizar dinheiro. E para saber economizar dinheiro você deve dar o primeiro passo para a direção correta, e fazer com que as coisas se movam a seu favor.

Neste artigo queremos lhe mostrar sobre como aprender a economizar dinheiro. E para saber economizar dinheiro você deve dar o primeiro passo para a direção correta, e fazer com que as coisas se movam a seu favor.

Neste artigo queremos lhe mostrar sobre como aprender a economizar dinheiro. E para saber economizar dinheiro você deve dar o primeiro passo para a direção correta, e fazer com que as coisas se movam a seu favor. Porém, dentro da maioria dos casos, o primeiro passo poderá ser a parte mais difícil de começar a economizar dinheiro.

Primeiramente, o primeiro passo com o objetivo de transformar as suas finanças é saber identificar quais são os seus pontos fortes e fracos. Sabemos que economizar costuma ser um dos pontos que os brasileiros mais desejam, mas nem sempre é tão fácil assim.

Pesquisas revelam que mais da metade dos brasileiros não sabem como economizar dinheiro, eles não conseguem poupar os seus salários e nem sabem como investir. E muito disso vai acontecer pois as pessoas não têm conhecimento sobre a área das finanças, se você deseja aprender mais sobre esse ramo, indicamos que você faça  Cursos Online da área.

Neste artigo vamos abordar 7 dicas simples para começar a economizar dinheiro ainda esse ano.

Vamos lá?

 

Por que economizar dinheiro?

Se você tem um salário razoável e consegue pagar todas as suas contas, a ideia de economizar um determinado dinheiro poderá ser uma ideia muito ridícula.

Portanto, tenha em mente que todo mundo deve começar a economizar por algum lugar. Se você se esforçar e trabalhar bastante, tenha a certeza que você vai conseguir economizar uma boa grana.

Tenha em mente que economizar dinheiro vale muito todo o esforço. Com a economia, vai lhe permitir fazer aquela tão sonhada viagem ao final do ano.

 

Primeira dica: Não entender para onde vai o seu dinheiro

Pesquisas mostram que mais da metade dos brasileiros não consegue controlar o seu orçamento.

Diversos brasileiros confiam apenas na memória para memorizar as despesas, eles não fazem nenhum tipo de registro dos ganhos e gastos e às vezes até repassam essa função para terceiros.

Podemos definir isso como algo sendo muito grave, pois demonstra que as pessoas não têm nenhum ensino de Educação Financeira. 

Não ter anota o quanto que entra na sua conta e sobre o quanto que sai será um dos piores erros que um brasileiro pode cometer.

 

Segunda Dica: Não use o cheque especial como parte da renda

Você sabia que o cheque especial é considerado um dos juros mais altos dentro do mercado?

Mesmo com a imposição do Banco Central em 2020, que passou a limitar o teto da tarifa em quase 8%, o custo dessa linha era de quase 12% ao mês. 

Você deve aprender a viver somente com o dinheiro que você tem, jamais conte com algum valor de terceiros.

O Banco Central autorizou uma cobrança de quase uma tarifa de 0,25% para as pessoas que têm acima de R$ 500 de cheque especial, mesmo que ela não use. Se esse for o seu caso, você deve cancelar o cheque especial, com o objetivo de não pagar essas taxas.

 

Terceira Dica: Não ignore as dívidas

Você sempre deve definir as suas prioridades. Sempre antes de pensar em poupar você deve resolver primeiro toda a sua vida financeira.

As dívidas sempre vão fazer parte da sua vida financeira, pois o não pagamento delas poderá acarretar juros cada vez maiores e até problemas judiciais.  

As dívidas vão crescer por conta dos juros cobrados e quanto mais tempo você demorar para pagar a sua conta, mais você irá pagar.

Sempre busque pagar as suas pendências com o objetivo de não se sobrecarregar algum dia. 

 

Quarta Dica: Cuidado com o uso descontrolado de apps

Muitas pessoas já abriram a sua fatura do crédito e se surpreenderam com o uso descontrolado de aplicativos de viagens, comida, entrega e entre outros.  Demonstrando assim o uso descontrolado financeiro.

Quando você não precisa tirar o dinheiro da carteira parece que o gasto naquele momento é quase como se você não tivesse gastando nada.

Por conta disso, sempre tome cuidado com o uso desses aplicativos, eles foram feitos para facilitar a vida das pessoas, porém ao final do mês pode atrapalhar o teu desejo de economizar. 

A nossa dica é que você sempre deve acompanhar a sua fatura e com o objetivo de ter um bom senso nos seus gastos. 

 

Quinta dica: Planejamento

Tudo dentro da sua vida financeira deve ser feito com um bom planejamento.

É muito normal que dentro de um primeiro momento você se sinta muito empolgado para começar a fazer tudo certo, porém sempre tenha muita calma.

Busque cortar as suas despesas. Mexer muito dentro da sua qualidade de vida poderá lhe fazer desistir, e assim você não conseguirá alcançar a sua saúde financeira.

Tenha em mente que você deve cortar tudo que você acha que é desnecessário, e com o tempo vá fazendo um bom planejamento financeiro. 

Uma dica fundamental é que você faça  Cursos Online da área de finanças, e assim melhore o seu planejamento financeiro.

 

Sexta Dica: Não avaliar o plano do seu banco e pagar por serviços desnecessários

Sempre quando você for abrir uma conta corrente você deve escolher sempre os planos mais simples e os mais completos.

Sempre busque avaliar o seu comportamento com o banco e analise se vale a pena contratar um serviço mais completo e assim ter mais acesso a melhores benefícios.

 

Sétima dica: Jamais deixe o seu dinheiro parado

Poupar dinheiro é fundamental, porém jamais deixe que ele se desvalorize parado na sua conta corrente ou dentro da poupança, rendendo quase nada ao mês.

Com o passar do tempo, vai acontecer o que chamamos de desvalorização da moeda, pois o poder de compra ficará comprometido se o valor que você tem na sua conta não irá crescer da mesma forma que a inflação. 

Guardar o dinheiro dentro da poupança é visto como sendo uma forma segura de rendimento, porém existem diversas outras variedades de investimentos melhores que a poupança, basta você estudar sobre o mundo dos investimentos, e assim saber onde você deve investir o seu dinheiro.