Abrir uma loja de roupas é uma ideia de negócio muito lucrativa. Para tornar este negócio um projeto bem sucedido, é importante conhecer todos os detalhes relacionados ao investimento e ao funcionamento. Então, como montar uma loja de roupas femininas com pouco dinheiro?

Assim sendo, se você quer saber mais sobre como montar uma loja de roupas femininas com pouco dinheiro, continue lendo esse artigo.

Como montar uma loja de roupas femininas com pouco dinheiro?

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar, é imperativo levar o tempo necessário para pensar com precisão no seu alvo, seus desejos e necessidades. 

Não se esqueça de estudar também os seus concorrentes para trabalhar no seu posicionamento e no seu conceito, a fim de definir todos os elementos que tornarão a sua loja o mais atraente possível para os seus futuros clientes.

Para isso, informe-se com precisão sobre os hábitos de compra e os diferentes padrões de consumo de seus clientes para definir quais roupas seus futuros clientes podem gostar.

Você pode criar um questionário personalizado e enviá-lo diretamente para uma amostra representativa do seu alvo para obter informações valiosas sobre ele. 

Outra ferramenta interessante para melhor representar sua clientela é a persona. Trata-se de imaginar um perfil típico de cliente e torná-lo um retrato completo apresentando todas as suas características, gostos e hábitos de compra. 

A cada momento de reflexão, esta persona irá ajudá-lo a tomar as decisões certas, permitindo que você se coloque no lugar da sua base de clientes.

Também reserve um tempo para comparar os itens que você gostaria de vender com aqueles que a concorrência já oferece. Lembre-se de levar em consideração as lojas online que constituem uma parte significativa das compras feitas pelos consumidores.

Procure fornecedores e faça um inventário de roupas

Escolher os fornecedores certos, envolve descrever os tipos de vestuário, modelos, tamanhos, quantidades e diversidade de acordo com a sua clientela. 

Com este inventário, selecione os fornecedores e compre poucas quantidades para que você possa avaliar o volume de vendas da peça de vestuário. 

Você também deve verificar a qualidade do produto e o serviço do fornecedor.

O melhor é sempre procurar por marcas mais renovadas como marca Lupo, Adidas, Nike, Tommy, GAP e entre outras opções.

De fato, essas marcas atraem a atenção e criam um marketing por si só para sua loja.

Estabeleça um plano de negócios

Esta etapa é muito importante para a viabilidade do seu projeto e para a obtenção do seu empréstimo, se necessário. Isso condicionará a abertura de sua loja de roupas. 

Na verdade, é graças à redação deste plano de negócios que você poderá validar sua capacidade de financiamento e suas necessidades de empréstimo para realizar seus investimentos iniciais e antecipar todos os custos.

Você também será capaz de definir seus objetivos de negócios e definir seu ponto de equilíbrio a partir do qual seu negócio obterá lucros suficientes. Uma vez bem escrito, terá de o apresentar a todos os potenciais parceiros e financiadores do seu projeto.

Mais tarde, também será uma boa ferramenta para controlar o seu negócio, em particular para comparar as suas previsões com as suas realizações ou para adaptar ou evoluir a sua estratégia em relação aos seus objetivos iniciais.

Prepare seu plano de marketing

Se você não abrir uma loja franqueada, desenvolver um plano de marketing eficaz é uma chave essencial para o sucesso do seu projeto. 

Depois de realizar sua pesquisa de mercado e definir seu alvo usando uma persona, você ainda precisa analisar as tendências e o posicionamento de seus concorrentes para escolher o seu. 

Certifique-se de levar em consideração os concorrentes indiretos, ou seja, aqueles que vendem produtos comparáveis aos seus. Em seguida, você terá que pensar no que pode se destacar da concorrência trabalhando:

  • Na sua oferta;
  • Nos seus preços;
  • Nos seus serviços;
  • Na experiência do cliente.

Prepare também um plano de comunicação para aproveitar a abertura da sua loja para criar um evento específico, convidar a imprensa e seus futuros influenciadores. 

Além disso, cuide da sua imagem nas redes sociais, escolhendo os canais certos e publicando regularmente informações e fotos sobre o seu negócio e ofertas.