Se você quer usar o Instagram como ferramenta de trabalho, mas não sabe por onde começar, este texto pode ser útil. Nas próximas linhas, você verá um guia sobre como crescer nessa mídia social. Assim, será possível ganhar seguidores e fortalecer a sua marca.

O bom de trabalhar no Instagram é que ele permite a captação de novos clientes. Afinal de contas, um grande número de pessoas postam coisas diariamente. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da eMarketer, o Instagram possuía mais de 1 bilhão de usuários em 2020.

Ademais, essa plataforma possui mais de 122 milhões de usuários só no Brasil, o que a transforma num grande meio de divulgação. Se bem trabalhado, um perfil do Instagram pode aumentar muito o número de clientes de uma empresa.

Contudo, para fazer sucesso nessa rede social, é necessário aplicar algumas técnicas. Do contrário, seu perfil será apenas mais um entre os bilhões da plataforma. Ao longo deste texto, você verá sete dicas para uma postagem de sucesso no Instagram.

A importância do engajamento

Antes de explicar sobre posts de sucesso no Instagram, é necessário abordar o tema “engajamento”, afinal, compreender esse assunto é crucial para que um perfil faça sucesso na plataforma. Basicamente, é o engajamento que faz o criador de conteúdo fortalecer a relação com seu público. Ademais, é ele que mede o nível de interações dos posts e dos perfis.

Outro ponto importante sobre o engajamento é o fato dele ser muito influente na entrega de conteúdos. Vale lembrar que, o algoritmo do Instagram não mostra seus novos posts para todos os seguidores de uma página.

Diversos fatores podem alterar o direcionamento dos posts recebidos por cada seguidor. Entretanto, o que realmente prevalece é o nível de interesse do usuário. Ou seja, quanto mais uma pessoa interage com as publicações de uma determinada página, maior a chance do algoritmo mostrar-lhe novos conteúdos.

Portanto, é importante pedir para as pessoas seguirem, comentarem, curtirem e compartilharem seus posts, já que todas essas interações englobam o engajamento. Em suma, quanto mais interações seus posts conseguirem, maior a chance de serem mostrados para mais pessoas.

A seguir, veja sete dicas para uma postagem de sucesso no Instagram.

1) Veja quais horários são bons para seus posts

Observe em qual período do dia seu público tende a interagir mais com seus posts. Após descobrir isso, poste conteúdo sempre no mesmo período. Com esse tipo de observação, haverá mais chances de suas postagens obterem bons resultados. Afinal, seu conteúdo será publicado bem no horário que seus seguidores estiverem online.

Para descobrir em qual horário seu público interage mais, é preciso verificar como ele se comporta. Nesse caso, a principal dica é fazer posts em vários horários ao longo do dia e ver em qual deles seu público interage mais. Para acompanhar os resultados de cada post, você pode utilizar a ferramenta Instagram Insights.

2) Escolha boas hashtags para seu post

O uso das hashtags é muito importante para que seus posts sejam mostrados para mais pessoas. Como o Instagram possui muitos posts com hashtags semelhantes, uma boa hashtag pode colocar seu post num grupo de vários posts atrelados ao mesmo tema. Com isso, mais pessoas podem ver, engajar no seu post e seguir a sua página.

No entanto, para que as hashtags ajudem seus posts, é crucial que elas tenham relação com o tema das postagens. Do contrário, ao invés das tags aumentarem o engajamento de seu post, elas o farão perder visualizações.

3) Não deixe de usar as CTA’s

As CTA’s (call to action, em português, chamadas para ação) são cruciais para que um post consiga interações. Afinal de contas, são elas que induzem as pessoas a interagirem com os posts. Ou seja, se você não utilizar CTA’s, é bem provável que as pessoas não interajam com seus posts.

Portanto, em qualquer postagem que fizer, é essencial colocar chamadas para ação. Dessa forma, seu público terá incentivos para comentar, curtir e compartilhar o seu post.

4) Poste de forma constante

Postar de forma frequente é crucial, pois os seguidores de uma página sempre esperam por novos posts. Normalmente, quando um perfil posta apenas de modo esporádico, ele costuma perder seguidores e, por consequência, engajamento.

No fim das contas, quanto menos o dono da página posta, mais os seguidores esquecem de acompanhar o perfil. Por isso, o criador de conteúdo precisa organizar uma agenda para seus posts e, baseado nisso, definir suas metas. O dono da página não precisa postar todos os dias, contudo, deve mostrar que seu perfil está ativo. Se não fizer isso, seus seguidores migraram para outras páginas.

5) Fale com quem te segue

Para quem pretende usar o Instagram para trabalhar, se comunicar com o público faz muita diferença. Dessa forma, os seguidores se sentirão valorizados, pois notaram que você separou um tempo apenas para falar com eles. Basicamente, ao falar com seu público, sua relação com ele ficará ainda mais forte.

Ao agir dessa forma, suas publicações passarão a ter um toque mais pessoal, o que trará mais engajamento para seus posts. Obviamente, nenhum adm de página é obrigado a responder todas as interações de suas postagens. Entretanto, sempre que possível, ele deve falar com seu público, pois isso trará ainda mais respeito para a página dele.

6) Utilize os stories

Os stories geram muitas possibilidades para os adms das páginas. Por isso, vários conteúdos desse tipo são feitos no Instagram, o que comprova que a ferramenta se tornou um sucesso. Inclusive, vários criadores de conteúdos fazem stories com muita frequência.

Além de contribuírem para o aumento da audiência, os stories possuem vários recursos que aumentam a visibilidade dos perfis. O criador pode usar figurinhas, criar enquetes e até mesmo usar hashtags. Em suma, usar os stories de forma correta é um excelente modo de aumentar o engajamento do perfil.

7) Faça posts com qualidade

Por mais que as dicas mostradas anteriormente aumentem o seu engajamento, nada é mais importante que ter um conteúdo de qualidade. Afinal de contas, sempre que uma página posta um conteúdo mal feito, ela perde interações e o algoritmo a deixa de lado.

Aliás, se uma pessoa pretende comprar visualizações reels no Instagram, porém, posta conteúdos de qualidade duvidosa, sua compra não terá valor algum. Afinal de contas, aumentar as visualizações de um post ruim é simplesmente jogar tempo e dinheiro no lixo.

No fim das contas, aumentar as visualizações de um post sem qualidade não vai ajudar em nada. Pelo contrário, esse tipo de ação pode prejudicar a reputação de sua página, já que muita gente verá um post que não agrega valor.

Por isso, independentemente de comprar visualizações ou não, sempre faça posts que agradem ao seu público. Do contrário, ao invés de seu perfil atrair novos seguidores, ele “espantará” aqueles que o acompanhavam. Em suma, fazer posts de qualidade é a melhor estratégia possível para fazer sucesso no Instagram.

Dica bônus: use o Reels

O Reels do Instagram é uma das ferramentas mais usadas na plataforma. Com ele, o criador pode fazer vídeos curtos que aumentam o engajamento da página. Como essa ferramenta consegue unir vídeos e diversão, o público tende a se sentir atraído por ela. Contudo, para que o Reels contribua para sua página, é importante ser criativo e surpreender seus seguidores. Dessa forma, o engajamento do perfil crescerá consideravelmente.